top of page

Artigos

Neste área, você encontrará os artigos de autoria dos integrantes do grupo e que foram publicados ou apresentados em Congressos, revistas ou publicações da área.  

Educação a Distância e Inteligência artificial na educação: uma revisão bibliográfica

A educação foi impactada pela introdução de aplicações de Inteligência Artificial (IA), coincidindo com o aumento significativo da oferta de cursos na modalidade a distância no Brasil, especialmente no ensino superior. Diante desse cenário, torna-se essencial mapear, identificar e descrever como a IA vem sendo estudada no contexto da educação a distância, visando compreender as características dessas pesquisas. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica exploratória no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, com o objetivo de identificar todos os estudos que abordam relacionalmente a IA e Educação a Distância (EaD). 

Inteligência artificial na educação: vislumbrar possibilidades e minimizar desafios

Dentre os diversos desafios apresentados pela inserção da IA generativa no contexto social do País, um dos que mais gera atenção dos envolvidos por pensar a educação é, sem dúvida, o de garantir o cuidado nas questões de equidade, ética e representatividade, no contexto dos diferentes territórios do Brasil. Como pesquisadores em educação, insistimos que o diálogo estabelecido entre a pedagogia e a tecnologia deve necessariamente compreender que as ações com a tecnologia na educação necessitam ser mobilizadas pela intencionalidade pedagógica e nunca ao contrário, como podem direcionar algumas demandas de mercado.

Considerações sobre a produção de conhecimento em IAED

Este artigo apresenta uma revisão narrativa sobre o uso de tecnologias de Inteligência Artificial na Educação (IAED), com foco em destacar os limites e possibilidades percebidos por educadores. A abordagem epistemológica se centraliza na percepção da prática pedagógica, explorando a demanda crescente por habilidades no contexto das complexas relações entre tecnologia e educação. O estudo busca justificar a crescente adoção da IAED. A metodologia adotada é a revisão narrativa, que explora estudos sobre a percepção de professores em relação à IA como recurso pedagógico em 4 artigos brasileiros e 2 relatórios internacionais. A partir de uma epistemologia crítica da tecnologia, fundamentou-se teoricamente no conceito de inteligência em máquinas e na superação do antropocentrismo, tendo a Educação como eixo nuclear dos processos educativos que envolvem a IA. O artigo revisa percepções de professores sobre a IAED em diferentes regiões, evidenciando entusiasmo da maioria dos respondentes, destaca a importância da alfabetização em IA e examina o conhecimento sobre ferramentas de IA entre professores, ressaltando preocupações sobre o real entendimento da IAED e enfatizando a necessidade de formação dos professores diante desse novo contexto de desafios, inovações e a necessidade de reavaliar paradigmas educacionais em decorrência do avanço da IA.

De onde veio a Inteligência Artificial? 

A história da Inteligência Artificial teve uma evolução significativa no início do século XX, mais precisamente durante a década de 1950, em que pesquisadores como Alan Turing começaram a explorar ideias sobre máquinas capazes de pensar.

bottom of page